Reabilitação Urbana em Debate
Mandato 2002 - 2005



Reabilitação Urbana em Debate

Nota introdutória

A história dos povos está relatada de forma física nas suas cidades, representando estas através dos seus monumentos, ruas praças e avenidas, jardins e todos os seus edifícios de uma maneira geral, aquilo que é memória do passado, a vida presente e o seu projecto de futuro.

A qualidade urbana pode assim ser sinónimo de praticamente a qualidade da maioria dos aspectos que caracterizam a vida dos cidadãos numa extensão que percorre a qualidade da habitação, a segurança, a mobilidade, a fruição dos espaços, a socialização das pessoas, a qualidade dos sistemas de abastecimento, etc. Por esse motivo o Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Dr. João Amaral e a conferência de líderes da AML entendeu oportuna a realização de um colóquio sobre a realização urbana em Lisboa.

A Comissão de Habitação e Reabilitação Urbana da Assembleia Municipal de Lisboa a que tenho a honra de presidir empenhou-se seriamente para que este evento representasse não só, uma reflexão sobre a problemática e estado da qualidade urbana em Lisboa, como também possibilitasse a apresentação de bons exemplos, levados a cabo em cidades portuguesas cujas intervenções foram consideradas das melhores práticas a nível europeu.

Neste colóquio que teve uma larga participação de entidades ligadas à problemática da qualidade de vida em Lisboa e de responsáveis aos mais variados níveis sobre a reabilitação urbana, quer actualmente em funções, quer os que num passado recente as tiveram, foi na perspectiva da comissão um êxito; pelo nível das comunicações, pelo empenho dos oradores, pela participação do público presente e pelas conclusões que foram aprovadas pela unanimidade.

Julgamos que está de parabéns a Assembleia Municipal de Lisboa, especialmente o seu saudoso presidente, Dr. João Amaral, que com o seu empenho na realização deste colóquio, a sua presença e especialmente com a sua intervenção o valorizou e dignificou. Nós Comissão de Habitação Reabilitação Urbana, julgamos que cumprimos a nossa tarefa.

Vítor Gonçalves

Presidente da Comissão Permanente
de Habitação e Reabilitação Urbana





< Artigo anterior: Desporto em debate
Artigo seguinte: João Amaral - Presidente... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /