A Cidade de Lisboa e a Água
Mandato 2002 - 2005



A Cidade de Lisboa e a Água

Nota introdutória

A água é um dos elementos naturais fundamentais. É o suporte essencial da vida do nosso Ecossistema. Ignorá-lo é pôr em causa a sobrevivência da nossa Espécie e do nosso Planeta.

Sendo o ano de 2003 proclamado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Água Doce, é com grande determinação e empenho que a Assembleia Municipal de Lisboa, na pessoa do seu Presidente e na Conferência de Lideres desta casa, que se associa a esta iniciativa Internacional, entendendo a realização deste Colóquio sobre "A Cidade de Lisboa e a Água" como um contributo à Cidade e ao País, no seguimento das preocupações com as questões ambientais que tem tido.

A comissão Permanente do Ambiente, Qualidade de Vida e Turismo, (que a todos os seus elementos aqui saúdo), empenhou-se profundamente neste colóquio, que contou com uma larga participação de entidades e de responsáveis dos mais variados quadrantes, tentando imprimir uma dinâmica e cariz cientifico, embora não muito tecnicista, na informação prestada e na sensibilização para estas questões.

O que este colóquio a todos propõe é uma pequena reflexão sobre os aspectos relativos à água, enquanto problema central no equilíbrio ambiental.

O que pode e no que deve intervir o Município de Lisboa no que respeita à defesa da qualidade da água que todos consumimos; que usos mais eficientes se podem adoptar na gestão e racionalização do consumo da água; que mecanismos de drenagem podem ser adoptados e que possibilidades na reutilização das águas.

Provavelmente muito ficou por abordar, mas estamos certos de que, com este pequeno contributo, criaram-se linhas de futuro para aquela que é um bem essencial da humanidade, o elemento natural suporte de vida deste magnífico Planeta Azul.

Julgamos estar todos de parabéns!

Francisco Oliveira

Presidente da Comissão Permanente
do Ambiente, Qualidade de Vida e Turismo





< Artigo anterior: Lisboa Planear e Viver
Artigo seguinte: Sessão Comemorativa - 30... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /