Polémicas 1977 / 2001
Mandato 1980 - 1982



Polémicas 1977 / 2001

Nota introdutória

No Colóquio realizado pela Assembleia Municipal de Lisboa, subordinado ao tema “Lisboa Depois da EXPO”, o Deputado Municipal Silva Dias, do PCP, na qualidade de presidente da Comissão Permanente de Urbanismo, que preparara o referido Colóquio, na intervenção que fez para apresentar as suas conclusões, disse, a determinada altura: “…um dia duas pessoas comiam bacalhau à Brás no Martinho d’Arcada e decidiram fazer uma Exposição Mundial…”

Tempos depois, no restaurante Irmãos Rocha, em Alvalade, com o presidente João Amaral, comíamos bacalhau com grão quando foi posta a ideia de fazer uma publicação sobre os grandes debates realizados na Assembleia Municipal de Lisboa, sugerindo então o presidente que um bom título seria “polémicas”, sugestão que desde logo foi aceite, por unanimidade.

Enfim, fica registado a importância do bacalhau nas decisões tomadas na Cidade de Lisboa!

Assim, depois do lançamento da publicação 7 mandatos ao serviço da população, cujo propósito foi registar com dignidade os nomes das cidadãs e cidadãos que serviram a cidade e a sua população no Parlamento da Cidade, iniciou-se o mesmo processo, agora para registar os grandes debates havidos no seio deste Órgão Autárquico, sobre matérias relevantes da vida da cidade, que exclusivamente dissessem respeito a Lisboa.

E, depois de criteriosa selecção, obviamente subjectiva, optou-se pelos debates havidos sobre as Torres do Tejo, o Martim Moniz, o Luna Parque, o Centro de Arte Moderna, o Plano de Urbanização do Alto do Lumiar, o Viaduto da Av. Estados Unidos da América / Av. Das Forças Armadas, o prolongamento da Av. Estados Unidos da América, o Viaduto da Av. João XXI, o prolongamento da Av. D. Rodrigo da Cunha, o Hotel Hilton / Alto do parque Eduardo VII e o Elevador de São Jorge.

Alguns desses debates referem-se a propostas apresentadas e votadas num só mandato, outros a propostas que atravessaram diversos mandatos até à sua conclusão, e outros, ainda a matérias que continuam em curso, como é o caso do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar.

É certo que muitos importantes e apaixonados debates houve, por exemplo sobre planos de actividades e orçamentos, contas de gerência e relatórios de actividades, fixação da taxa da contribuição autárquica, taxa da derrama, quadros de pessoal, PDM, planos de urbanização, planos de pormenor, etc., mas que sendo matérias comuns a todas as Assembleias Municipais se entendeu não reproduzir nesta publicação.

Em suma, depois da divulgação do nome de todos os eleitos na publicação 7 mandatos ao serviço da população pretende-se, agora, apresentar um pouco do muito trabalho que por eles foi desenvolvido, nos diferentes mandatos, ao serviço da Cidade de Lisboa.

Alcino Rodrigues

Pina Gonçalves





< Artigo anterior: Projeto de Lei do...
Artigo seguinte: 7 mandatos ao serviço da... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /