Que mobilidade em Lisboa? Realidade e Utopia
Mandato 2002 - 2005



Que mobilidade em Lisboa? Realidade e Utopia

Nota introdutória

A Assembleia Municipal de Lisboa publica agora o relato das intervenções feitas no âmbito do Colóquio intitulado "Que Mobilidade em Lisboa? Realidades e Utopia" realizado no Forum Lisboa em 24 de Junho de 2003.

Mais uma vez o Parlamento da Cidades, através de uma das suas Comissões Permanentes se assume como sede de discussão dos problemas que mais afectam o quotidiano dos habitantes, trabalhadores e forasteiros de Lisboa e da Região.

Sempre que tal sucede, e já vai em 11 o número de Colóquios realizados e publicados, não é de mais evocar a memória do Presidente da Assembleia Municipal João Amaral a quem se deve a ideia de chamar ao órgão deliberativo do Município funções de debate, assumidamente pedagógicas e suporte de decisões políticas.

E é de louvar o corpo de funcionários da Assembleia Municipal que com o seu esforço tem contribuído para a continuidade da iniciativa que hoje já ganhou a solidez de uma tradição entre as funções da Assembleia Municipal.

Foi abordada, neste Colóquio, a problemática das deslocações, de pessoas e bens, na óptica dos utentes e dos operadores dos diversos meios de transporte, enfocando a situação de minorias, crianças, idosos e portadores de deficiência de mobilidade.

A diversidade de pontos de vista expressos e a vasta gama de intervenientes, cujas contribuições se agradecem, congregam-se nesta publicação que, a nosso ver, constituirá fecundo instrumento de análise e de reflexões futuras.

Francisco da Silva Dias

Presidente da Comissão Permanente
de Urbanismo, Rede Viária e Circulação





< Artigo anterior: João Amaral - Presidente...
Artigo seguinte: Lisboa Planear e Viver >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /