Rejuvenescimento e Identidade Cultural de Lisboa
Mandato 2009 - 2013



Rejuvenescimento e Identidade Cultural de Lisboa

 

         

ABERTURA DOS TRABALHOS

Muito bom dia a todos, Senhores Deputados Municipais, Senhores Deputados da Assembleia da República, Senhores Vereadores, Público e Oradores. Vejo aqui parte do mundo da cultura também representado. Muito obrigada por terem vindo. Esta será uma sessão da Assembleia Municipal dedicada ao Rejuvenescimento da Cidade e à Identidade Cultural de Lisboa.

Penso que é um tema de atualidade e quando o mundo está em mudança, como está o nosso mundo, é preciso parar para pensar o que vamos fazer e como vamos fazer.

A identificação das circunstâncias estruturantes de Lisboa é condição necessária para a sua plena valorização cultural e para o seu rejuvenescimento de perfil urbano marcadamente mediterrânico, com património difuso e importante série de itinerários culturais e identitários associados.

A cidade deve apostar hoje num desenvolvimento integrado, que contemple não só uma política de intervenção no património monumental mas também uma atenção especial às suas dinâmicas sociais, procurando o ponto de equilíbrio entre a continuação das vivências mais genuínas e a adaptação indispensável às necessidades e tendências dos habitantes do século XXI.

Teremos hoje aqui um dia de trabalho partilhado entre os Deputados Municipais, Deputados da Assembleia da República, os Oradores, os Especialistas e o Público a quem queremos dar um espaço grande para podermos receber e dar e sairmos daqui com alguma informação mais do que aquela que conseguimos obter às vezes sentados na Assembleia Municipal ou circulando só pela cidade, ouvindo as pessoas.

Será esse o nosso principal tema e o nosso principal desejo, de vez em quando a Assembleia Municipal, de tanto em tanto tempo, dedica um dia a um tema importante para a cidade, para ouvir de facto os Especialistas e o Público em geral.

A sessão de hoje, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. António Costa, teve um impedimento de ultima hora, já na sexta-feira à tarde e não pode estar presente, pede imensa desculpa mas a Sra. Vereadora da Cultura Dra. Catarina Vaz Pinto vai representá-lo e lerá a intervenção que o Sr. Presidente tinha preparado para a abertura desta sessão.

A Sra. Dra. Luísa Vicente Mendes, Presidente da Comissão de Cultura que organizou este colóquio, são quinze Deputados Municipais que fazem parte da Comissão de Cultura e que tiveram esta boa iniciativa de dedicar um dia ao estudo destes temas. Dou a palavra à Dra. Luísa Vicente Mendes que vos dará mais informação sobre o nosso dia.

Simonetta Luz Afonso

Presidente
da Assembleia Municipal de Lisboa





< Artigo anterior: Bairros Municipais
Artigo seguinte: Projeto de Lei do... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /