Exclusão Social sua Problemática e Respostas na Cidade de Lisboa
Mandato 2002 - 2005



Exclusão Social sua Problemática e Respostas na Cidade de Lisboa

Nota Introdutória

A comissão de Intervenção Social e Cultura a que preside, colocou todo o seu empenho na realização deste Colóquio, tendo como objectivo analisar a problemática da Exclusão Social das desigualdades e o nível da qualidade de vida na Cidade de Lisboa.

Para tal, convidaram-se entidades que ao longo dos últimos anos se têm dedicado ao estudo e investigação destas áreas das Ciências Sociais.
Para nós, Comissão de Intervenção Social e Cultural, foi um êxito não só pela qualidade das(os) oradores convidados e das suas comunicações, mas também pelo interesse manifestado pelo público presente e pelas conclusões que forem apresentadas.

Foi um Colóquio que quis inquietar consciências e fazer reflectir os autarcas sobre a vida dos cidadãos e cidadãs que residem ou vêm fruir aquela que é a nossa cidade.

A cidade, faz-se com e para todos na sua multiculturalidade, na miscigenação social e na sua pluralidade.

A cidade deve ser e ter políticas inclusivas e, para que tal aconteça, é necessário que os que decidem sobre a cidade tenham bem presente que os que nela habitam têm direito à segurança, à mobilidade, à igualdade, à qualidade da habitação, ou seja, qualidade de vida.

Temos para nós que a população e qualidade de vida têm que ser vistas num contexto de desenvolvimento, isto é da melhoria das condições de vida tanto ao nível individual como colectivo.

“Os relatórios de impacto ambiental são necessários internacionalmente para projectos a todos os níveis.
Porque não tornar obrigatório preparar relatórios dos impactos sociais de todos os projectos públicos para corrigir as desigualdades?”

Maria teresa Augusti

Ana Sara Brito

Presidente da Comissão Permanente
de Intervenção Social e Cultural





< Artigo anterior: Sessão Comemorativa - 30...
Artigo seguinte: Enquadramento do... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /