A escola é ainda uma criança - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Mandato 1998 - 2001



A escola é ainda uma criança - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Nota introdutória

Depois de dezenas e dezenas de anos de vida, a Escola Pública é ainda uma criança por construir, em tantos aspectos. Criança velha de esperar melhores condições de trabalho; criança pela fome e por outras carências graves que alberga; criança insegura por se adensarem à sua volta os problemas, as faltas e as violências visíveis e outras, subterrâneas e porventura mais destruidoras.

Na realidade tão difícil, desafiadora e multifacetada da Lisboa em que nos movemos e trabalhamos, situámo-nos, neste Encontro-debate que promovemos, em duas áreas fulcrais – os Jardins de Infância da Rede Pública e as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, e não em todas as vertentes e matérias por não ser possível abarca-las.

Trabalhámos, a nível de Comissão de Educação, Juventude e Desporto da Assembleia Municipal de Lisboa, em ampla cooperação com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal e com especialistas, personalidades e instituições convidadas. Fizemos opções e delineámos as matérias e abordagens que nos pareceram mais urgentes, embora outras tivessem decisiva importância.

Aqui está, nas vossas mãos, o resultado dessa preparação e de um dia de trabalhos intensos no Fórum Lisboa. Que esta publicação e a sua leitura ajudem, o mais urgentemente possível, a dar passos em frente no caminho da cooperação e das parcerias tão necessárias entre o Município, o Ministério da Educação e instituições da cidade, no sentido de propiciar o efectivo seguimento de propostas que estão feitas, e em grande parte aqui contidas, para que os Jardins de Infância da Rede Pública e as Escolas do 1º Ciclo sejam definitivamente encaradas pelo governo, e não apenas pelo Município de Lisboa, como áreas fundamentais para o pleno crescimento e realização humana, pedagógica e criadora das crianças. Para que elas não tenham um amanhã tão escuro e tão difícil como o que ainda hoje se nos depara.

Modesto Navarro

Presidente da Comissão Permanente
de Educação, Juventude e Desporto





< Artigo anterior: Sessão Comemorativa - 25...
Artigo seguinte: Toxicodependência... >
Mapa do sítio  /  
Ficha técnica  /