RECOMENDAÇÃO - Construção de um DOG PARK na Quinta dos Lilases no Lumiar
19 de Fevereiro de 2013
Os parques e jardins de Lisboa são muito procurados por munícipes possuidores de animais de companhia caninos. A sua vivência junto de outros munícipes com quem partilham o mesmo local nem sempre é a mais fácil o que é prejudicial quer para os animais quer para os seus donos. O PSD apresenta esta recomendação no sentido de ser criado um espaço com condições específicas para receber e permitir a actividade dirigida para estes companheiros de quatro patas.

Os espaços verdes na Freguesia do Lumiar conheceram de 2001 a 2007 um desenvolvimento significativo. A abertura da Quinta das Conchas, Quinta dos Lilases, assim como, o Parque Oeste, situado na zona de confluência das Freguesias da Ameixoeira e Charneca, na Alta de Lisboa permitiram à população residente e a muitos milhares de munícipes de Lisboa o seu usufruto para diversas actividades de lazer.

Centenas dos utilizadores destes espaços verdes são acompanhados pelos seus “fiéis amigos” canídeos quer em simples caminhadas quer na partilha da actividade física.

Todavia, nenhum destes espaços tem condições específicas para receber e permitir a actividade dirigida para estes companheiros de quatro patas. O número dos que diariamente utilizam os espaços acima indicados justifica a criação de um espaço com as características técnicas e correspondentes enquadramentos legais para acolher os canídeos para que eles possam desenvolver e exercitar as suas competências físicas e sensoriais, em condições controladas, os chamados DOG PARK.

Estes DOG PARK são considerados nas diversas comunidades onde existem, pelo mundo fora, como elementos de socialização, promovem uma atitude responsável por parte dos donos e possibilitam os mais idosos utilizarem um local para onde podem levar os seus animais de companhia, ficando acomodados enquanto eles efectuam as suas actividades.

A Assembleia Municipal de Lisboa reunida em Sessão Ordinária em19 de Fevereiro de 2013, delibera recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que, construa um DOG PARK na área disponível da Quinta dos Lilases de modo a manter a qualidade ambiental e segurança devida aos munícipes utilizadores donos de canídeos.

Lisboa, de 18 Fevereiro de 2013

Pel’ a Bancada Municipal do PSD

Maria José Pinheiro Cruz

Deputada Municipal

Recomendação aprovada por maioria com a abstenção do deputados independentes do movimento "Cidadãos por Lisboa".