As contas de 2012 da Câmara de Lisboa foram consideradas ilegais pela Assembleia Municipal e, por isso, foram devolvidas
23 de Julho de 2013
Por iniciativa do PSD com o apoio de toda a oposição, a Assembleia Municipal deliberou que o “Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras de 2012 do Município de Lisboa”, apresentado por António Costa, continham ilegalidades graves com a inclusão dos pagamentos devidos pela EPUL

No debate de hoje na Assembleia Municipal, António Prôa, líder do PSD na Assembleia Municipal, considerou que a prestação das contas de António Costa se encontra ferida de dupla ilegalidade, não podendo por isso a Assembleia Municipal votar o documento apresentado sob pena de ser cúmplice dessa desconformidade.

Em causa está a inclusão no ano de 2012 do pagamento efetuado pela Câmara e assumido como uma decisão pessoal do Presidente da Câmara, aos Bancos Dexia e Nederlandse, no valor de 23,4 Milhões de Euros. O PSD considera que esta transferência financeira, não cumpre o previsto pelo Regime Jurídico da Atividade Empresarial Local, que obrigaria que a transferência em causa fosse realizada para a EPUL e não diretamente às entidades bancárias, para que esta pudesse pagar a devida em causa.

Por outro lado, a transferência só podia ser realizada após a aprovação de contas de 2012 da EPUL onde, verificando-se o desequilíbrio financeiro da empresa, a operação poderia ser realizada. Ora, a aprovação das contas da EPUL a verificar em 11 de Junho 2013, pelo que só se devia refletir no exercício de 2013 do Município e não no de 2012 como sucedeu.

Neste sentido, PSD apresentou uma Recomendação à Assembleia Municipal visando a correção do Relatório de Gestão pelo Executivo Municipal, perante a recusa de António Costa, reforçou cesta posição com apresentação de um requerimento votado por toda a oposição que devolveu para retificação pela Câmara Municipal as suas contas de 2012.

O PSD aguarda que o presidente António Costa proceda à reposição da legalidade em conformidade como o alerta da Assembleia Municipal e, caso o Presidente da Câmara insista em manter as contas do município tal como hoje as apresentou, o Partido Social Democrata enviará para a Inspeção-Geral de Finanças e para o Tribunal de Contas a denúncia sustentada desta ilegalidade.

A Direção do PSD na AML

Leia a recomendação

< Artigo anterior: Extinção da EPUL revela...
Artigo seguinte: Falta de rigor,... >